segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Plataforma Freire recebe até dia 30/11 inscrições para cursos


Está aberto até o próximo dia 30 o período de pré-inscrições na Plataforma Freire, para formação inicial de professores que atuam na educação básica pública de todo o país. Para o primeiro semestre de 2011, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos de licenciatura presenciais e 7 mil em cursos a distância, em instituições públicas (federais e estaduais) e comunitárias sem fins lucrativos.

Será permitida apenas uma pré-inscrição em curso de formação inicial e o professor deverá estar cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire. De 1º de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011, as secretarias estaduais e municipais de educação validarão as pré-inscrições. Em seguida, enviarão as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior de cada estado.

Até setembro deste ano, 46 mil professores se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, em 2009 e até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.

A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

Participam do Parfor 141 instituições de educação superior, de 25 estados, que oferecem cursos de licenciatura presenciais e a distância – estes, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Fonte: www.mec.gov.br

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pesquisa aponta melhorias para formação de professores da educação básica

Correio Braziliense, 01/11/2010 - Brasília DF
Pesquisa aponta melhorias para formação de professores da educação básica
Estudo coordenado pela professora Leda Scheibe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz um panorama dos cursos de pedagogia no Brasil e mostra problemas na formação de professores no ensino básico. Para ela, uma das principais deficiências é "o aligeiramento dos cursos" que decorre da grande demanda de profissionais. Segundo a professora, a multiplicaçãodos cursos de ensino a distância é outro fator que não colabora. "Existem muitos EADs de pedagogia e eles nem sempre são de qualidade" aponta. Além disso, a ampliação da educação fundamental para nove anos de duração em 2006 acarretou em uma mudança no ensino. Para Scheibe, a instrução dos pedagogos precisa ser adequada à nova modalidade.
A falta de variedade nos assuntos curriculares é outro problema. Poucoscursos se dedicam ao aprofundamento de modalidades como o ensino de jovens e adultos (EJA) e a educação indígena. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), criada em julho de 2004, tem se preocupado em incentivar a especialidade dos profissionais para lecionar em ambientes diversificados. Um exemplo são as universidades federais de Santa Catarina, Bahia, Ceará e Minas Gerais onde já existe licenciatura em educação do campo, direcionada para a realidade específicados alunos da zona rural.
Ainda de acordo com a pesquisa, as grades curriculare s dos cursos noturnos são as mesmas dos cursos diurnos. Leda Scheibe defende que o ensino nosdois turnos deve ser diferenciado: "Pouco se pode contar com a mesma disponibilidade de tempo e dedicação dos alunos da noite". Em geral, quem estuda nesse horário são pessoas já inseridas no mercado de trabalho, principalmente professores da educação infantil. Esses profissionais estão ocupados durante o dia e desejam complementar sua formação estudando à noite. A solução seria prolongar o tempo do curso noturno, para que a qualidade do ensino não se perca. Para a Scheibe, nos últimos anos existe uma atuação maior das universidades e de políticas públicas para melhorar a formação dos professores da educação básica. "Vemos um empenho dos cursos em discutir o currículo, mas ainda é incipiente" afirma. Para ela a eleição de Dilma Rousseff para presidente trará a continuidade de programas criados no governo Lula, como bolsas de licenciatura a exemplo do ProUni e Prodocência.
As análises da formação de professores fazem parte da pesquisa "Avaliaçãoda implantação das novas diretrizes nacionais para os cursos de pedagogia" para um projeto financiado pela Unesco. Leda Scheibe é vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e seráhomenageada na próxima sexta-feira, 5 de novembro, com o prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos. Os resultados servem para avaliar as políticas educacionais brasileiras além de auxiliar o Conselho Nacional de Educação (CNE) no acompanhamento e revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Pedagogia estabelecidos em 2006. Segundo a professora, muitos cursos ainda não se adequaram às novas regras, a maioria desses são de instituições privadas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Audiência Pública pela Educação em Natal

Olá amigos

Estou no momento assistindo, via TV Câmara, a Audiência Pública sobre os problemas da Educação em Natal. Estou indignada! Não há representante da Secretaria Municipal de Educação no momento. Que administração é essa que não respeita o povo que paga seus impostos em dia?!

Muitos pontos estão sendo colocados. Vou repassar alguns:
- Ponta Negra com escola fechada: 170 crianças fora da escola.
- CMEI da Redinha, concuido em 2008, nunca foi aberto. Mais crianças fora da escola.
- Prédio da Secretaria Municipal de Educação e Saúde sem telefone fixo e internet.
- Professores contratados sem contrato!!!!! Sem pagamento!
- Escolas conveniadas sem pagamento. Vale ressaltar que este recurso vem do Governo Federal direto aos cofres da Prefeitura.
- Escolas sem merenda escolar. Onde está o recurso? A merenda escolar é garantida pelo governo Federal, aravés de repasses a prefeitura.
- Gasto 4 anos com propaganda nos 4 anos de gestão: 56 milhões de reais. Com este valor daria para construir uma média de 28 escolas.

Vale ressatar: em consulta aos dados do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) verificamos que nosso município recebeu até o mês de outubro os seguintes repasses constitucionais:

FPM: R$ 107.362.112,40

ITR: R$ 1.186,83

LC 87/96: R$ 387.690,50

CIDE: R$ 1.529.723,63

FEX: R$ 838.243,09

FUNDEB: R$ 73.987.434,36
Total: R$ 184.106.390,81

Salário Educação (estimativa para 2010): R$ 184.106.390,81 (fonte: www.fnde.gov.br)

Pois é... Nossa situação é crítica. O que fazer? Ficar reclamando ou criar um movimento de repúdio a esta admisntração?

Natal, cidade da gente?

Vamos pensar e agir.